Manejo das culturas em períodos de baixa umidade

Manejo das culturas em períodos de baixa umidade

Tempo seco, baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas marcam esta época do ano nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Em alguns períodos do dia, a umidade fica abaixo do nível crítico, inclusive para a saúde humana. Neste cenário fica a pergunta: como as plantas comportam nestas condições?

Em diversas situações de estresse das plantas não há ações milagrosas, por isso a Valence traz dentro do seu Sistema Integrado de Nutrição (SIN) ferramentas que possibilitam mitigar esse estresse. Mas como isso é feito? Uma excelente alternativa é trabalhar a formação de perfil, com foco na microbiota do solo, para auxiliar as plantas a aprofundar, seu sistema radicular, tendo uma maior otimização dos nutrientes, entre outros.

Nas imagens, é possível observar a diferença nas raízes nesta plantação de café arábica da Fazenda Paraíso em Ibiá, no Triângulo Mineiro. Na área não tratada o sistema radicular tem pouca profundidade. Onde utilizamos nossas soluções, o resultado é claramente notado. As raízes estão bem mais profundas, possibilitando uma melhor estrutura, absorção de nutrientes e, consequentemente, plantas mais resistentes.